Tratamento de água de poço/furo

Tratamento de água de poço/furo

 

O tipo de tratamento de uma água de um poço/furo depende do resultado da análise efetuada, esse tratamento poderá ser feito no ponto de entrada de água o no ponto de consumo.

No caso de ser uma água de boa qualidade aconselha-se por exemplo  um sistema de tratamento aplicado sobre a bancada com uma torneira que irá fornecer água tratada para consumo.

Os furos/poços estão normalmente sujeitos a contaminações bacteriológicos onde se torna imperativo a instalação de um sistema de desinfeção. Estas captações estão também sujeitas a contaminações por nitratos e nitrito principalmente em zonas agrícolas bem como por outros elementos químicos.

Devido à complexidade de problemas que podem aparecer é complicado aconselhar um sistema de tratamento sem um estudo prévio, no entanto um sistema de desinfecção para eliminação de bactérias e parasitas, um sistema de filtração para redução de sedimentos e normalmente um sistema de redução de nitratos são praticamente imprescindíveis. No entanto a osmose inversa é o tratamento de eleição para quem consumir água proveniente de furos.

Caso se opte pela instalação de um sistema de tratamento é imperativo assegurara que todas as instruções de funcionamento e manutenção do equipamento, sugeridas pelo fornecedor são devidamente seguidas. Adicionalmente é necessário efectuar o controlo periódico da qualidade da água para assegurara que o equipamento se encontra em perfeito estado de funcionamento. Não esquecer que todos os sistemas de tratamento requerem quanto mais não seja a manutenção de rotina como por exemplo a mudança dos cartuchos ou membranas de filtração.

Comments are closed.