Recuperação da Água da Chuva

Recuperação da Água da Chuva

 

Sistema de captação de água de chuva tem até 50% de economia na conta da água

Segundo relatório da ONU feito em 2015, a escassez de água afectará dois terços da população mundial em 2050. Ou seja, trabalho e dedicação serão necessários para garantir água potável e segurança alimentar para todos. Algumas medidas que podem amenizar a questão do gasto individual de água são:

- Aprender a economizar água no dia a dia: No banho, lavagem de louça, lavagem de carro    etc.

- Mas uma alternativa é o uso de depósitos para armazenagem da água da chuva.

Um depósito que recolhe a água da chuva e a armazena para uso doméstico geral, ou seja, um sistema de reaproveitamento de águas pluviais, que faz a captação da água para usos restritos no ambiente doméstico. É considerada uma das melhores e mais eficazes alternativas quando o assunto é economizar água e pode ser instalada em vivendas e condomínios.

Por ser proveniente da chuva, a água obtida não é considerada potável (por poder conter desde partículas de poeira e fuligem, até sulfato, amónio e nitrato), portanto, não é adequada para consumo humano. Ainda assim, pode ser usada nas tarefas domésticas que mais consomem água, na descarga da sanita e lavagem  do carro.

Muitos depósitos são enterrados para evitar a incidência de luz solar e, por conseguinte, a proliferação de algas e outros micro-organismos. Entretanto, existem modelos de depósitos  que não necessitam ser enterrados.

Vantagens

É uma atitude ecologicamente responsável, pois reaproveita a água da chuva em vez de utilizar o precioso recurso hídrico potável, diminuindo sua pegada hídrica,

Pode ser instalada em qualquer ambiente: Rural ou urbano.

Representa uma economia de 50% na conta de água.

recolha água chuva

 

 

Comments are closed.