Porque tratar a água?

Porque tratar a água?

 

Água de um furo ou poço não tratada

Embora a água da rede municipal possa, também ser obtida de captações subterrâneas (furos ou poços) existem duas grandes diferenças entre uma água de furo ou poço privada e um água distribuída por uma rede municipal:

  • A qualidade de água da rede pública é analisada periodicamente
  • A água da rede pública é tratada antes de ser distribuída e consumida

Como a qualidade e monitorização da água distribuída por entidades publicas se encontram devidamente legisladas, consumidores desta água podem estar bastantes confiantes que esta cumpre os requisitos mínimos de potabilidade. No entanto no que respeita a uma água de uma captação subterrânea privada não existe nenhuma legislação que ajude os consumidores a controlarem a qualidade deste tipo de águas. Desta forma terão de ser os próprios responsáveis pelo tratamento, controlo e avaliação da água que consomem.

Após a abertura de uma captação privada deve ser efectuada uma analise para avaliação da potabilidade da água. Deve ser efectuada a analise bacteriológica e química num laboratório certificado. A análise consiste num grupo de parâmetros bacteriológicos e físico-químicos que permitem caracterizar a água como potável ou não. Após a primeira avaliação cabe também ao consumidor deste tipo de água monitorizar e garantir a qualidade da água.

FURO DE ÁGUA

agua-foro

POÇO

agua-poco

Comments are closed.