Os Grandes Poluidores da Água em Portugal

Os Grandes Poluidores da Água em Portugal

 

Relativamente aos recursos hídricos, a ETAR de Matosinhos surge na primeira posição, segundo a Associação Sistema Terrestre Sustentável - Zero.

A Zero analisou os dados reunidos pela Agência Europeia do Ambiente (AEA) para as instalações em Portugal.
Quanto à poluição dos recursos hídricos, são "acima de tudo de estações de tratamento de águas residuais e em primeira lugar está a ETAR de Matosinhos, em segundo a de Alcântara, em Lisboa, em terceiro a de Ribeira de Moinhos, em Sines, que recebe muitos efluentes industriais, em quarto a Sanest, na Costa do Estoril, e em quinto lugar a ETAR Norte, do sistema SIMRIA, em Aveiro", apontou o presidente da Zero.
Na lista dos poluidores da água, seguem-se ETAR ou empresas relacionadas com a indústria, nomeadamente na área da pasta de papel.
Foi analisada a posição de cada unidade relativamente à emissão de cada poluente e de acordo com a informação obrigatória que as empresas têm de reportar a nível nacional e internacional.
Na poluição da água, referiu o ambientalista, "há casos significativos de emissão de metais pesados, por exemplo, a ETAR de Matosinhos ocupa a primeira posição nas emissões de cádmio, cobre, cianeto, chumbo e níquel", mas, a de Alcântara ocupa a primeira posição em outros compostos "problemáticos, os chamados poluentes orgânicos persistentes, alguns deles carcinogénicos".
Entre os poluentes, está o dióxido de carbono, um gás de efeito de estufa responsável pelas alterações climáticas, metais pesados, emitidos para o ar ou para a água, ou compostos que podem enriquecer em demasia o meio aquático com nutrientes, como o azoto ou o fósforo.
Estes poluentes podem ter efeitos nos ecossistemas ou na saúde humana, ou em ambos.
Quanto aos recursos hídricos, num acórdão divulgado em meados de junho, o Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) condenou Portugal, além do pagamento da quantia fixa de três milhões de euros, a uma sanção pecuniária compulsória de 8.000 euros por dia de atraso no cumprimento da diretiva relativa ao tratamento das águas residuais urbanas, em Vila Real de Santo António (Algarve) e Matosinhos.

POLUIÇÃO

 

Comments are closed.