COMO TRATAR A ÁGUA

COMO TRATAR A ÁGUA

 

A água potável é um bem escasso, que no entanto pode ser tratada através dos diferentes sistemas de tratamento de água existentes.
Para o benefício do meio ambiente e para melhorar a qualidade da água que consumimos nas nossas casas, podemos adquirir alguns hábitos que irão permitir poupar e reciclar, reutilizando-a nomeadamente noutras zonas da casa como o jardim, a horta, e até mesmo na eliminação de resíduos.

Além disso, a água está tão presente no nosso dia-a-dia que raramente nos perguntamos se realmente sabem o que estamos a consumir quando abrimos a torneira.

  • Em que consiste o tratamento de água? Como proceder?
  • Qual é a tipologia da água? Como é distribuída por região?
  • Produtos para tratar a água.

Em que consiste o tratamento de água? Como proceder?

Para realizar um tratamento da água na sua própria casa, deve ter algumas noções prévias sobre as possibilidades que existem e assim aplicar a mais adequada em função das suas necessidades e problemas:

1.Tratamento de Filtração:

Este processo consiste em separar os componentes minerais em suspensão de um líquido através de um elemento filtrante  que consegue reter os elementos que devem ser removidos da água. Podemos encontrar uma grande variedade de filtros que abrangem desde mecanismos mais complexos a sistemas muito mais simples e a sua escolha deve depender das características da água a ser tratada. Os mais simples, como por exemplo as jarras com filtro, são ideais para remover as impurezas da água que irá ser consumida. Outros mais complexos, colocados a seguir ao contador da água, abrangem um leque mais amplo do percurso da água e evitam problemas derivados do excesso de calcário, cloro, areias etc.

2.Tratamento de Descalcificação:

O calcário e um problema bastante comum em algumas regiões do nosso pais formado incrustações nas tubagens e nos electrodomésticos.
A dureza da água aumenta o consumo de sabão, mancha a roupa, deixa a sensação de irritação da pele a seguir aos banhos e altera  o sabor dos alimentos cozinhados.
A dureza e determinada pela quantidade de sais de cálcio e magnésio dissolvidos que se irão combinar com bicarbonatos, sulfatos, cloretos e nitratos para formar CO³Ca e Mg(OH)² que sendo insolúveis são os principais responsáveis pelas incrustações.
Existem aparelhos que removem o cálcio e o magnésio da água, chamados descalcificadores. Estes aparelhos funcionam através de resinas de permuta iónica, que se destinam a substituir o cálcio e o magnésio da água por sódio. Assim, consegue-se obter sais que não ficam incrustados nas canalizações e que não são perigosos para a saúde.

3.Tratamento por Osmose:

A osmose é um processo natural que envolve uma membrana semipermeável.
A pressão osmótica direciona a água através da membrana para diluir a solução mais concentrada até se obter um equilíbrio. Aplicando uma pressão hidráulica a solução concentrada, capaz de superar a pressão osmótica, a água pura ira deixar a solução concentrada e será coletada depois da membrana, como água  purificada.
A água é pressurizada através desta membrana, obtendo-se dois fluxos distintos de água. Um fluxo de água tratada que chamamos de permeado e um fluxo de água salobra que chamamos de concentrado. A osmose inversa é um tratamento ideal que proporciona uma água de elevada qualidade.

tratamento-agua-bebe1

4.Tratamento por Ultra Violetas

A desinfecção da água por tratamento de ultra violeta e um procedimento físico que tem como vantagens a não adição de químicos, não alterando o odor e sabor da água e a não produção de subprodutos indesejáveis na água. Este sistema apresenta também a grande vantagem de ser extremamente simples e económico de manter.
A desinfecção por  Ultra Violetas e usada para tratar a água potável, residual e em aplicações industriais.

Qual é a tipologia da água? Como é distribuída por região?

É aconselhável saber os tipos de água que existem dependendo das regiões e qual é a dominante no nosso local de residência:
Água macia ou média: Baixa concentração de minerais.
Água dura e muito dura: Águas carregadas de minerais, sedimentos e bactérias.
Quer saber a qualidade da água que consome? Pode fazê-lo realizando alguns testes de dureza ou utilizando analisadores de dureza. Com um kit analisador da dureza da água, é tão simples como recolher uma amostra de água num tubo de ensaio e verter, em seguida, o conteúdo do frasco contendo a solução reactiva. Em poucos segundos, irá indicar-lhe a dureza da água testada.tratamento-agua-beber2

Comments are closed.