Aquíferos Poluição Generalizada

Aquíferos Poluição Generalizada

Associação Zero culpa a agricultura e a pecuária intensivas pelos poluentes encontrados em praticamente todos os aquíferos do país.

Coloca em risco a água para consumo humano

Quase todos os sistemas de águas subterrâneas em Portugal estão poluídos com químicos provenientes da agricultura e da pecuária. O alerta chega da associação ambientalista Zero, que estudou 55 dos 62 sistemas aquíferos existentes.

“O azoto amoniacal tem origem nos efluentes das suiniculturas e os nitratos tipicamente têm fertilizantes. O que verificámos é que, entre 2011 e 2015 – portanto, cinco anos – todos os aquíferos têm presença destes dois poluentes”, afirma à Renascença Carla Graça, vice-presidente da Zero.

“É uma poluição generalizada, nuns casos mais grave que noutros, mas verifica-se em todos os aquíferos para os quais existem dados disponíveis. Referir que são 62 aquíferos e existem sete para os quais não existem dados”, acrescenta.

A associação encontrou poluição por azoto em 46 sistemas aquíferos e por nitratos em 29.

A Zero exige, por isso, fiscalização eficaz nas explorações pecuárias, que têm que conseguir tratar as suas águas residuais.

No entender da Zero, a lei em que se consagra a prevenção da poluição por nitratos é "letra morta" e quer, por isso, saber que papel têm as direcções regionais e geral de Agricultura no meio deste "descontrolo total". Defende ainda que se reúna informação sobre os sistemas para os quais não existem dados.

Pede ainda que seja avaliado de imediato o Programa de Acção para as Zonas Vulneráveis e que sejam declaradas mais zonas e alargadas as existentes.

AQUIFEROS

Comments are closed.