Água da rede Publica

Água da rede Publica

 

Qualquer água de uma rede pública deve cumprir os requisitos mínimos de potabilidade, em conformidade com a legislação em vigor. Toda a água distribuída por uma entidade pública é normalmente submetida a tratamento. No entanto, durante e após o processo de tratamento vários químicos são adicionados de forma a garantir que a água chegue em perfeitas condições de potabilidade aos consumidores. Estes químicos, adicionados para assegurar a potabilidade da água, tem no entanto a desvantagem de diminuir a qualidade da água.

tratamento-agua-beber

Quer se trate de uma captação de origem subterrânea (poços e/ou furos) ou superficial (rios), em geral o tratamento da água consiste em várias etapas de filtração e desinfecção. Durante estas etapas são adicionados vários químicos tais como floculantes (compostos de alumínio), reguladores de PH e desinfectantes.

A maior parte destes químicos aparecem na água em quantidades residuais que não são consideradas prejudiciais para a saúde humana. No entanto no caso do cloro é necessário introduzir uma quantidade tal, que permita manter uma concentração de cloro ate ao ponto de consumo. Para além deste problema, o cloro apresenta a desvantagem de alterar o sabor e cheiro da água e causar problemas de alergia em alguns indevidos.

Por esse motivo se aconselha o tratamento de água a saída do contador com um filtro  com elementos filtrantes de carvão block , que eliminarão o gosto e sabor a cloro

 

Comments are closed.