ÁGUA CONTAMINADA COM FIBRAS PLÁSTICAS

ÁGUA CONTAMINADA COM FIBRAS PLÁSTICAS

ÁGUA DA TORNEIRA ESTÁ CONTAMINADA COM FIBRAS PLÁSTICAS

A água da torneira está a ser contaminada com fibras plásticas. Uma investigação feita pela Orb Media, onde procurou contabilizar que quantidade de plástico contem a água da torneira, deparou-se com resultados assustadores.

AGUA COM PLASTICO

Se já bebeu água da torneira hoje, devo dizer-lhe que já ingeriu umas quantas fibras plásticas sem saber. Sim, é verdade, não é só a água dos mares nem os animais marinhos que sofrem com as consequências com o excesso de uso do plástico. Uma investigação feita ao longo de 10 meses veio comprovar algo que já era temido. A confirmação foi ainda mais preocupante depois de quantificados os dados. Foram encontradas fibras plásticas nos 5 continentes, em alguns sítios com valores acima dos os 80%.

ESTAMOS A VIVER NA “ERA PLÁSTICA” 

AGUA COM PLASTICO 1

Os autores deste estudo referiram que estamos a viver na “Era Plástica”. As amostras, recolhidas um pouco por todo o mundo, mostraram que sítios como o Capitólio, nos Estados Unidos ou as margens do Lago Victória, em Uganda estão contaminados com fibras plásticas. Os Estados Unidos ficam em primeiro lugar no que diz respeito à maior quantidade de plásticos encontrados nas águas, com 94% das amostras. A Europa foi o local onde foram encontradas menores percentagens, embora a contaminação ainda seja bastante considerável pois chegou a valores de 72% nas amostras recolhidas. Apesar de valores mais baixos continuam a ser elevados e prejudiciais para a saúde.

HÁ UMA PERGUNTA QUE SURGE,SERÁ SÓ A ÁGUA QUE ESTÁ CONTAMINADA?

AGUA COM PLASTICO 2

Ao pensarmos em plástico a primeira coisa que nos vem à cabeça são os sacos de plástico. O uso dos sacos de plástico tornou-se um mau hábito e uma forma rápida de poluição. Desde que foram aplicadas taxas e passou a haver uma maior informação sobre os problemas que os sacos de plástico trazem para o meio ambiente e consequentemente, para a nossa saúde, o seu consumo tem diminuído. Apesar disso os níveis de poluição com este material continuam altos.Mas, a verdade é que os micro plásticos que contaminam a nossa água não provêem só dessa fonte. Sem darmos por isso, há um sem número de coisas que utilizamos todos os dias que contribuem para estes resultados. Desde roupas feitas com fibras sintéticas a poeiras dos pneus, passando pelos variados objectos de plástico que utilizamos todos os dias, todos eles contribuem para esse efeito.

SABIA QUE, JÁ PRODUZIMOS MAIS PLÁSTICO NOS ÚLTIMOS 10 ANOS DO QUE EM TODO O SÉCULO PASSADO?

AGUA COM PLASTICO 3

O especialista em micro plásticos da Universidade Estadual de Nova Iorque explica que, as micro partículas de plástico conseguem atrair bactérias que habitam as águas residuais.  E, se na água existem fibras, também podem estar por lá nanopartículas, e essas não se conseguem medir. Devido ao seu tamanho, as nanopartículas conseguem penetrar nas nossas células, o que significa que conseguem penetrar nos nossos órgãos o que pode vir a ser um problema realmente grave para a saúde. Dá que pensar, não dá?

Será que há alguma coisa que possamos fazer? É impossível ficar indiferente a esta situação.

 

 

 

 

[/mp_span] [/mp_row]

Comments are closed.